Frederick Taylor |
empresas norte-americanas.
Taylon afirmou a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas, contribuindo para a racionalização do trabalho industrial e na divisão da autoridade de supervisão ao trabalho de linha.
Dizia ele que a Administração Científica se realizava quando o gerente e os operários trabalhavam juntos e como parceiros e não como adversários.
Taylon acreditava que a Administração Científica era justa tanto para os operários, quanto para os dirigentes porque aumentava a produção, custos mais baixos, salários mais altos e menos custos para os patrões. Fazer com que agentes e trabalhadores agissem em conjunto para criar o máximo possível de produto para benefícios múltiplos.
Ele aplicou princípios que criaram a base para a formação das grandes potências industriais. Alguns desses princípios são:
Princípio de Planejamento:
- Substituir o critério do operário e a improvisação por métodos planejados e testados. Esse critério tem por objetivo estudar o trabalho, para após um estudo cuidadoso, eliminar ou racionalizar todas as inutilidades;
- Selecionar os trabalhadores de acordo com a sua capacidade para produzir de acordo com o método planejado. Esse critério visa selecionar o operário para determinada tarefa. Exemplo: um operário que tem bastante força vai executar tarefas pesadas, já o operário que tem menos força vai executar tarefas mais leves;
Princípio do Controle:
- Basea-se em controlar o trabalho para verificar se está sendo feito de forma planejada;
Princípio da Execução:
- Esse princípio tem como objetivo repartir diferenciadamente as funções para que cada trabalho seja feito o mais disciplinado possível
Princípio da remuneração:
- Este princípio oferece prêmios e incentivos para quando os padrões de produção forem atingidos.
Princípio da padronização:
- Padronizar, de forma prática e simples os materiais a serem utilizados, de forma a tornar fácil o seu trato e seu uso.
Os princípios de Taylon tinham como objetivo o aumento da eficiência ao nível operacional. Taylon acreditava que a Administração Científica era um sistema que economizava trabalho permitindo que as pessoas produzissem mais em menos tempo.
Referências Bibliográficas
O que é Taylorismo (Coleção Primeiros Passos)
Autor: RAGO, LUZIA MARGARETH / MOREIRA, EDUARDO F. P. Editora: Brasiliense
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.
Por: Jilberto Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário